Mundo

EUA levantam sanções econômicas impostas à Líbia

A decisão dos EUA acontece depois que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas retirou as sanções contra o Banco Central da Líbia

O regime de 42 anos de Gaddafi terminou quando suas forças fugiram de Trípoli em agosto (Marco Longari/AFP)

O regime de 42 anos de Gaddafi terminou quando suas forças fugiram de Trípoli em agosto (Marco Longari/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2011 às 21h12.

São Paulo - Os Estados Unidos retiraram nesta sexta-feira a maioria das sanções econômicas que estavam em vigor contra a Líbia antes da queda do ex-líder Muammar Gaddafi.

"Após uma cuidadosa consulta com o novo governo líbio, os EUA retiraram a maior parte das sanções norte-americanas ao governo da Líbia a fim de manter o nosso compromisso com o povo líbio", afirmou a Casa Branca em comunicado.

O regime de 42 anos de Gaddafi terminou quando suas forças fugiram de Trípoli em agosto, e o último dos combates na Líbia terminou em outubro quando o ex-líder foi capturado e morto pelos rebeldes.

A decisão dos EUA acontece depois que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas retirou as sanções contra o Banco Central da Líbia e uma subsidiária nesta sexta-feira.

"A ação de hoje (sexta-feira) desbloqueia todos os fundos do governo e do Banco Central que estão sob jurisdição dos EUA, com exceções limitadas", afirmou a Casa Branca, acrescentando que os bens da família Gaddafi e de seus ex-assessores que estão nos EUA permanecem congelados.

Ainda nesta sexta-feira, o Tesouro dos EUA afirmou que desbloqueou mais de 30 bilhões de dólares em bens do governo líbio.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)GuerrasÁfricaLíbia

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura