Mundo

EUA já têm mais mortes por coronavírus do que pela Guerra do Vietnã

Dentro de três meses após o surto, mais americanos morreram de covid-19 do que os 58.220 americanos que morreram ao longo de duas décadas no Vietnã

Trump: Nesta terça-feira, 28, o número de pessoas que foram confirmadas como portadoras do vírus chegou a mais de 1 milhão (Kevin Lamarque/Reuters)

Trump: Nesta terça-feira, 28, o número de pessoas que foram confirmadas como portadoras do vírus chegou a mais de 1 milhão (Kevin Lamarque/Reuters)

Janaína Ribeiro

Janaína Ribeiro

Publicado em 28 de abril de 2020 às 21h42.

O número de mortos por coronavírus nos EUA subiu para mais de 58.300, superando as mortes de americanos na Guerra do Vietnã.

Dentro de três meses após o surto, mais americanos morreram de doenças relacionadas à covid-19 do que os 58.220 americanos que morreram ao longo de duas décadas no Vietnã.

Nesta terça-feira, 28, o número de pessoas que foram confirmadas como portadoras do vírus chegou a mais de 1 milhão, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Questionado se um presidente deveria "merecer" a reeleição caso o número de vidas americanas perdidas em seis semanas superasse o de toda  a Guerra do Vietnã, Donald Trump afirmou que "projeções originais" previram inicialmente mais de 2 milhões de vítimas. "Provavelmente estamos indo para 60.000, 70.000", disse em publicação da Independent.

O presidente freqüentemente se compara a um presidente "de guerra" que enfrenta um "inimigo invisível" durante a crise de saúde pública.

O aumento dramático da infecção ocorre após uma disputa nacional para reparar um déficit significativo na capacidade de teste. Menos de 100 casos foram identificados nos EUA no início de março. Mas, nas últimas semanas, o número de mortos por dia atingiu mais de mil.

Segundo o Arquivo Nacional dos EUA, aproximadamente 58.200 pessoas morreram durante os conflitos no Vietnã de 1955 a 1975, incluindo 47.434 pessoas que morreram em combate.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDonald Trump

Mais de Mundo

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres