O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates: Irã teria a capacidade de disparar até centenas de mísseis contra territórios na Europa (Mark Wilson/AFP)
Da Redação
Publicado em 18 de junho de 2010 às 11h26.
Washington - O Irã tem a capacidade de lançar um ataque contra a Europa com "dezenas ou até centenas" de mísseis, o que leva os Estados Unidos a revisar seu sistema de defesa antimísseis, revelou nesta quinta-feira o secretário americano da Defesa, Robert Gates.
A Casa Branca decidiu em setembro passado mudar seu projeto de escudo antimísseis na Europa devido à ameaça dos mísseis iranianos de longo alcance sobre seus aliados da Otan.
"Um dos elementos (proporcionados pelos serviços de inteligência) que contribuíram para a decisão (de mudar o sistema de defesa antimíssil) foi a consciência de que se o Irã chegar a lançar um ataque de mísseis contra a Europa, não será com um ou dois mísseis, nem com um punhado", disse Gates durante audiência no Senado americano.
Um ataque iraniano "seria uma salva, na qual potencialmente teríamos dezenas, até centenas de mísseis" contra a Europa, destacou Gates, acrescentando que apoia o novo projeto, "capaz de proteger nossas tropas, nossas bases, nossas instalações e nossos aliados".