Mundo

EUA investigam controles contra lavagem de dinheiro

Tribunal federal dos Estados Unidos está investigando o Citigroup


	O banco americano Citigroup: banco informou que a investigação inclui intimações da Promotoria dos Estados Unidos no distrito de Massachusetts
 (Mario Tama/AFP)

O banco americano Citigroup: banco informou que a investigação inclui intimações da Promotoria dos Estados Unidos no distrito de Massachusetts (Mario Tama/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2014 às 13h22.

São Paulo - Um tribunal federal dos Estados Unidos está investigando o Citigroup, incluindo sua afiliada Banamex USA, sobre o cumprimento de regras de segredo bancário e contra lavagem de dinheiro, informou a instituição financeira nesta segunda-feira.

Em um documento anual encaminhado à Securities and Exchange Commission (SEC), o Citigroup informou que a investigação inclui intimações da Promotoria dos Estados Unidos no distrito de Massachusetts.

O grupo também informou que o Banamex USA foi intimado pela Federal Deposit Insurance Corp (FDIC). Enquanto a promotoria pode impor acusações criminais, a FDIC é uma agência civil.

A investigação criminal segue-se a outros problemas que surgiram no Banamex, que gerencia a maior operação de banco de varejo do Citigroup fora dos Estados Unidos e tem sido citado pelo grupo como um modelo de sua estratégia global.

O Citigroup revelou na sexta-feira que descobriu pelo menos 400 milhões de dólares em empréstimos fraudulentos na subsidiária do Banamex no México e afirmou que funcionários podem ter se envolvido em crime.

No terceiro trimestre de 2013, problemas envolvendo 300 milhões de dólares em empréstimos que o Banamex concedeu a três construtoras mexicanas fizeram o Citigroup registrar provisões para prejuízos.

Acompanhe tudo sobre:bancos-de-investimentoCitigroupEmpresasEstados Unidos (EUA)Lavagem de dinheiroPaíses ricos

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump