Mundo

EUA incluem Boko Haram em lista negra de grupos terroristas

Os Estados Unidos incluíram o grupo nigeriano Boko Haram e um braço conhecido como Ansaru em sua lista negra de organizações terroristas

Carro queimado pelo Boko Haram: insurgência islamita custou milhares de vidas desde 2009 e gerou preocupações internacionais (AFP)

Carro queimado pelo Boko Haram: insurgência islamita custou milhares de vidas desde 2009 e gerou preocupações internacionais (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2013 às 13h47.

Washington - Os Estados Unidos incluíram nesta quarta-feira o grupo nigeriano Boko Haram e um braço conhecido como Ansaru em sua lista negra de organizações terroristas, curvando-se a meses de pressão para agir contra os insurgentes.

"Estas designações são um passo importante e necessário, mas são apenas uma ferramenta no que deve ser uma abordagem abrangente por parte do governo nigeriano para combater esses grupos... e ajudar a erradicar o extremismo violento", informou o Departamento de Estado em um comunicado.

A insurgência islamita custou milhares de vidas desde 2009, principalmente no nordeste da Nigéria, e gerou preocupações internacionais por seu potencial para se espalhar através das fronteiras.

As autoridades americanas acusam o Boko Haram de ter ligações com a Al-Qaeda no Magreb Islâmico, enquanto o Ansaru é uma facção dissidente que no início deste ano sequestrou e executou sete trabalhadores estrangeiros da construção civil.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEstados Unidos (EUA)NigériaPaíses ricosTerroristas

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia