Mundo

EUA impõe sanções contra empresas de alguns países por venda de petróleo do Irã

Segundo comunicado do órgão, a ação tem como alvo corretores iranianos e empresas nos Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Índia

"Os Estados Unidos estão comprometidos em restringir severamente as vendas ilícitas de petróleo e petroquímicos do Irã", disse secretário do Tesouro (Nick Oxford/File Photo/Reuters)

"Os Estados Unidos estão comprometidos em restringir severamente as vendas ilícitas de petróleo e petroquímicos do Irã", disse secretário do Tesouro (Nick Oxford/File Photo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de setembro de 2022 às 18h18.

O Departamento do Tesouro dos EUA sancionou nesta quinta-feira, 29, uma rede internacional de empresas envolvidas na venda de produtos petroquímicos e petrolíferos iranianos. Segundo comunicado do órgão, a ação tem como alvo corretores iranianos e empresas nos Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Índia que facilitaram as transferências financeiras e o transporte dos produtos.

"Os Estados Unidos estão comprometidos em restringir severamente as vendas ilícitas de petróleo e petroquímicos do Irã", disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira Brian E. Nelson. "Enquanto o Irã recusar um retorno mútuo à plena implementação do Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA, na sigla em inglês), os Estados Unidos continuarão a aplicar suas sanções à venda de petróleo e produtos petroquímicos iranianos", afirmou ainda.

"À medida que o Irã continua a acelerar seu programa nuclear em violação ao JCPOA, continuaremos a acelerar nossa aplicação de sanções às vendas de petróleo e petroquímicos do Irã sob autoridades que seriam removidas sob o JCPOA", diz o departamento, em referência ao acordo nuclear de 2015. As ações de fiscalização continuarão regularmente, com o objetivo de restringir severamente as exportações de petróleo e petroquímicos do Irã, afirma o comunicado, que diz que qualquer pessoa envolvida em facilitar vendas e transações ilegais deve "cessar e desistir imediatamente se desejar evitar as sanções dos EUA".

Veja também: 

Alemanha gastará até 200 bi de euros para reduzir custos de energia

Finlândia irá proibir entrada de russos com visto europeu a partir desta sexta-feira

Acompanhe tudo sobre:Emirados ÁrabesEstados Unidos (EUA)PetróleoSanções

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia