Devido ao ocorrido, a fronteira entre os dois países foi fechada, próxima à Ponte do Arco-Íris, sobre as cataratas do Niágara (GEOFF ROBINS/AFP/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 22 de novembro de 2023 às 16h41.
Última atualização em 22 de novembro de 2023 às 16h58.
Na manhã desta quarta-feira, 22, um carro explodiu posto de controle localizado na fronteira entre Estados Unidos e Canadá, segundo informações do governo dos EUA. O FBI já está investigando a explosão e comunicou que a situação é incerta. A rede de TV Fox News, dos EUA, alegou que a entidade norte-americana suspeita que o ocorrido seja um ataque terrorista.
Devido ao ocorrido, quatro fronteiras entre os dois países, que ligam os estados de Nova York (EUA) a Ontario (Canadá), foram fechadas na área próxima à Ponte do Arco-Íris, sobre as cataratas do Niágara. Segundo a Fox News, duas pessoas morreram dentro do veículo na explosão e um policial ficou ferido.
Logo após à explosão, os EUA reforçaram o policiamento em Nova York e o ministro de Segurança Pública do Canadá, Dominic LeBlanc, afirmou que também fortaleceu todas as suas fronteiras. Justin Trudeau, primeiro-ministro do país, também já está está em contato com autoridades competentes dos Estados Unidos.
Segundo apuração da CNN, o carro atravessou o primeiro posto de controle entre os dois países, e estava à caminho dos Estados Unidos. Ele explodiu no trajeto rumo ao segundo controle. Ainda não há informações sobre a causa da explosão.