Mundo

EUA enviam submarino nuclear para a Coreia do Sul

O submarino, cuja velocidade é de 46 quilômetros por hora, tem capacidade para transportar mísseis de cruzeiro Tomahawk e até 48 torpedos

Submarino USS North Carolina: os EUAs pretendem “reafirmar o compromisso com a defesa da Coreia do Sul” (U.S. Navy / Wikicommons)

Submarino USS North Carolina: os EUAs pretendem “reafirmar o compromisso com a defesa da Coreia do Sul” (U.S. Navy / Wikicommons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2016 às 07h29.

Última atualização em 20 de novembro de 2017 às 17h06.

Os Estados Unidos enviaram um submarino de propulsão nuclear para a Coreia do Sul, informou hoje (11) uma fonte militar de Seul, em resposta ao recente lançamento de um míssil pela Coreia do Norte.

O USS North Carolina (SSN-777), submarino com mais de oito anos de serviço, “está a caminho da Coreia do Sul”, indicou uma fonte das Forças Armadas do país asiático à agência Yonhap.

O submarino, cuja velocidade é de 46 quilômetros por hora, tem capacidade para transportar mísseis de cruzeiro Tomahawk e até 48 torpedos.

Com o envio do USS North Carolina para águas sul-coreanas, os Estados Unidos pretendem “reafirmar o compromisso com a defesa da Coreia do Sul” e “enviar uma mensagem de advertência à Coreia do Norte”, indicou a mesma fonte.

O porta-voz também assegurou que os Estados Unidos desejam enviar para o país asiático dois novos aviões de combate, possivelmente um bombardeiro B-2 e um caça F-22 Raptor.

O envio do submarino é considerado uma resposta ao recente lançamento, pela Coreia do Norte, de um satélite espacial a bordo de um míssil de longo alcance, uma ação fortemente contestada por Seul e Washington, que a consideram um ensaio de mísseis balísticos encoberto, o que violaria resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O lançamento desse míssil seguiu-se a um teste nuclear em janeiro, quando os Estados Unidos enviaram um bombardeiro B-52 para a Coreia do Sul.

O governo norte-americano mantém, de forma permanente, 28.500 soldados na Coreia do Sul, país que se compromete a defender em caso de conflito com o Norte.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulEstados Unidos (EUA)Países ricosSubmarinos

Mais de Mundo

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump

Putin confirma ataque à Ucrânia com míssil hipersônico