Mundo

EUA enviam de volta cubanos que chegam de avião

O Escritório de Imigração e Alfândegas afirmou que esse foi o 1ºcaso de repatriação desde o cancelamento da política especial decretada em 1995

Cuba-EUA: a Guarda Costeira dos EUA informou que enviou de volta a Havana outros 11 cubanos que tentaram chegar ao país pelo mar (Enrique De La Osa/Reuters)

Cuba-EUA: a Guarda Costeira dos EUA informou que enviou de volta a Havana outros 11 cubanos que tentaram chegar ao país pelo mar (Enrique De La Osa/Reuters)

E

EFE

Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 21h56.

Miam - Duas cubanas que chegaram nesta sexta-feira ao Aeroporto Internacional de Miami se tornaram as primeiras a serem enviadas de volta a Havana pelos Estados Unidos após o fim da política especial dos "pés secos, pés molhados" em janeiro.

O Escritório de Imigração e Alfândegas (ICE) afirmou à Agência Efe que esse foi o primeiro caso de repatriação desde o cancelamento da política especial para os cubanos decretada em 1995 por ordem executiva do agora ex-presidente Barack Obama.

Por outro lado, a Guarda Costeira dos EUA informou que enviou de volta a Havana outros 11 cubanos que tentaram chegar ao país pelo mar. Todos foram resgatados no estreito perto da Flórida.

As interceptações marítimas diminuíram esde o dia 12 de janeiro, quando Obama decretou o fim da política de "pés secos, pés molhados", que garantia visto de permanência automático para os cubanos que conseguissem chegar ao território norte-americano.

Segundo a Guarda Costeira, no atual ano fiscal, que começou em 1º de outubro do ano passado, 1.919 cubanos tentaram chegar ao litoral do país. Entre outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016, 7.411 pessoas foram interceptadas na travessia marítima.

Acompanhe tudo sobre:CubaEstados Unidos (EUA)Imigração

Mais de Mundo

Trump assina ordens impondo tarifas de 25% para México e Canadá e 10% para a China

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado