Mundo

EUA elogia eleição no Chile e se declara pronto para trabalhar com Boric

Governo Biden afirmou que está pronto para trabalhar com o recém-eleito presidente do Chile, Gabriel Boric, após sua vitória em uma votação "exemplar"

Gabriel Boric comemora vitória em eleições com apoiadores em Santiago, no Chile
19/12/2021 (Rodrigo Garrido/Reuters)

Gabriel Boric comemora vitória em eleições com apoiadores em Santiago, no Chile 19/12/2021 (Rodrigo Garrido/Reuters)

A

AFP

Publicado em 20 de dezembro de 2021 às 18h25.

Os Estados Unidos estão prontos para trabalhar com o recém-eleito presidente do Chile, Gabriel Boric, após sua vitória em uma votação "exemplar", declarou o governo de Joe Biden nesta segunda-feira (20). 

"Mais uma vez, o povo do Chile deu um exemplo de eleições democráticas livres e justas", disse o secretário de Estado Antony Blinken, parabenizando Boric em um tuíte.

“Esperamos continuar a trabalhar com o Chile para promover os objetivos comuns de democracia, prosperidade e segurança”, disse ele.

Como a política internacional impacta seu bolso e como sair ganhando? Descubra com um curso exclusivo da EXAME.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos para as Américas, Brian Nichols, também saudou Boric e defendeu "a continuidade da colaboração com nossas prioridades comuns e o fortalecimento dos laços econômicos, científicos e entre nossos povos".

Boric, que aos 35 será um dos presidentes mais jovens do mundo, fez sua primeira aparição oficial nesta segunda-feira, quando se encontrou com o presidente de centro-direita Sebastián Piñera, que deixa o cargo em março com baixos índices de aprovação.

Considerado por seus detratores um "comunista", Boric venceu com um comparecimento recorde no domingo, recebendo quase 56% dos votos, em comparação com 44% do ultraconservador e defensor do livre mercado José Antonio Kast, um advogado de 55 anos.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, destacou a "vitória decisiva" de Boric.

"Os Estados Unidos e o Chile são parceiros de longa data com valores democráticos compartilhados.

Esperamos trabalhar com o próximo governo Boric para continuar nossa colaboração em direitos humanos e democracia, prosperidade econômica, clima, covid-19, ciência, migração e desenvolvimento, entre outros assuntos urgentes ", disse ele em entrevista coletiva.

Acompanhe tudo sobre:ChileEleiçõesEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'