Mundo

EUA efetuam 10 novos ataques aéreos contra jihadistas

Forças militares efetuaram dez novos ataques contra bases do grupo jihadista Estado Islâmico no Iraque e na Síria


	Caças F-18 americanos participam nos ataques contra o Estado Islâmico na Síria
 (Staff Sgt. Shawn Nickel/AFP)

Caças F-18 americanos participam nos ataques contra o Estado Islâmico na Síria (Staff Sgt. Shawn Nickel/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2014 às 14h04.

Washington - As forças militares dos Estados Unidos efetuaram dez novos ataques entre quinta-feira e esta sexta-feira contra bases do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, informaram fontes.

A nova ofensiva contou com a participação de caças, bombardeiros e aviões não tripulados, explicou o Comando Central dos EUA (USCENTCOM, sigla em inglês) em comunicado.

No Iraque, cinco ataques no sul e no sudoeste da cidade de Kirkuk destruíram três veículos multiuso, duas viaturas armadas e danificaram um blindado do EI.

Além disso, no oeste de Bagdá, outra ofensiva destruiu um bunker, um refúgio e um veículo armado. Por último, perto da cidade de Al Qaim, 400 quilômetros ao noroeste da capital, foram destruídos quatro veículos armados, um centro de controle e outro de comando.

Na Síria, três ataques destruíram quatro tanques de petróleo e danificaram outro ao sul de Dayr Az Zawr, no noroeste da Síria.

Segundo o Comando Central todas as aeronaves abandonaram as zonas de ataque "com segurança". Até o momento, as forças armadas americanas realizaram mais de 200 ataques aéreos contra o Estado Islâmico em todo o Iraque.

Em parceria com os países da coalizão internacional, os EUA também efetaram mais de 20 ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria desde o início da semana.

O presidente americano, Barack Obama, anunciou inicialmente que a missão ofensiva contra o EI seria focada no Iraque, mas ampliou os alvos a bases jihadistas em território sírio.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)IraquePaíses ricosSíria

Mais de Mundo

Kamala x Trump: como estão as pesquisas a menos de 1 dia da eleição nos EUA?

Eleições nos EUA: porque Kamala Harris passará noite da eleição dentro de universidade

Os 26 países onde mais se acredita em Deus; Brasil domina o ranking

Iowa pode mudar o resultado da eleição nos EUA? Entenda