Mundo

EUA efetua mais 23 ataques aéreos contra Estado Islâmico

Forças militares norte-americanas lançaram mais 13 ataques aéreos contra posições do EI na Síria e outros dez no Iraque


	Caças F-18 americanos: 11 dos ataques ocorreram perto da cidade curdo-síria de Kobani, onde foram destruídas 20 bases do EI
 (Staff Sgt. Shawn Nickel/AFP)

Caças F-18 americanos: 11 dos ataques ocorreram perto da cidade curdo-síria de Kobani, onde foram destruídas 20 bases do EI (Staff Sgt. Shawn Nickel/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2014 às 16h07.

Washington - As forças militares dos Estados Unidos lançaram mais 13 ataques aéreos contra posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria e outros dez no Iraque neste fim de semana, informou o Pentágono.

Segundo um comunicado emitido neste domingo pelo Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM), 11 dos ataques ocorreram perto da cidade curdo-síria de Kobani, onde foram destruídas 20 bases, cinco veículos e dois edifícios do EI.

Os bombardeios, que também contaram com a participação das forças da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, tinham como objetivo 'enfraquecer e destruir a infraestrutura de produção, armazenamento e transporte de petróleo' do grupo jihadista.

Kobani, na província de Aleppo, é um dos três principais enclaves curdos da Síria e alvo de uma ofensiva do EI desde 16 de setembro por sua situação estratégica ao fazer fronteira com a Turquia.

Outros dois ataques na Síria ocorreram no sudeste de Dayr Az Zawr, e tiveram como resultado o dano de uma refinaria de petróleo controlada pelos extremistas.

No Iraque, aviões aliados efetuaram três ataques aéreos ao oeste de Bayji, onde destruíram um veículo blindado e dois postos de controle de EI. Também foram realizados cinco bombardeios perto de Falujah, e outros dois nos arredores de Mossul, que acabaram com vários postos de controle e veículos dos jihadistas. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Estado IslâmicoIslamismo

Mais de Mundo

Cidades francesas hasteiam bandeira palestina antes de reconhecimento oficial

Tesouro dos Estados Unidos está pronto para apoiar Argentina com medidas financeiras

ONU acusa Rússia de cometer crime contra a humanidade com deportações de civis

França alerta que responderá 'com extrema firmeza' possíveis represálias de Israel