Mundo

EUA e Seul suspeitam que Coreia do Norte prepara novo lançamento

Segundo uma fonte do governo da Coreia do Sul, "há uma forte possibilidade de que o Norte realize um teste perto da data do Armistício de 27 de julho"

Coreia do Norte: Pyongyang estaria preparando um teste para um novo tipo de míssil intercontinental (KCNA/Reuters)

Coreia do Norte: Pyongyang estaria preparando um teste para um novo tipo de míssil intercontinental (KCNA/Reuters)

A

AFP

Publicado em 25 de julho de 2017 às 12h02.

Estados Unidos e Coreia do Sul suspeitam de que a Coreia do Norte esteja preparando um novo lançamento de míssil, a apenas dois dias do 64º aniversário do fim da Guerra da Coreia, e poucas semanas depois do primeiro lançamento bem-sucedido de um míssil intercontinental (ICBM) - informaram veículos da imprensa americana e sul-coreana nesta terça-feira (25).

"Há uma forte possibilidade de que o Norte realize um teste perto da data do Armistício de 27 de julho", declarou uma fonte do governo de Seul à agência de notícias sul-coreana Yonhap, acrescentando que "movimentos de transporte de sistemas de lançamento foram observados de forma contínua".

De acordo com uma fonte militar sul-coreana citada pela Yonhap, Pyongyang estaria preparando um teste para um novo tipo de ICBM, ou de míssil de médio alcance.

Citando uma fonte do Exército americano, a rede CNN também afirmou que Pyongyang parece estar preparando um novo teste. Segundo a mesma fonte, veículos de transporte de equipamento para lançamentos foram avistados em Kusong (Pyongyang do Norte), localidade de origem dos recentes lançamentos.

O primeiro lançamento bem-sucedido do ICBM, em 4 de julho, dia da Independência americana, foi classificado como "um presente para os malditos americanos" pelo líder norte-coreano, Kim Jong-Un. Na semana passada, ele se negou a aceitar a oferta de diálogo da Coreia do Sul para apaziguar a tensão regional.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteEstados Unidos (EUA)ArmasCoreia do SulKim Jong-un

Mais de Mundo

EUA revoga visto de presidente da Colômbia por atos 'incendiários' durante protestos em Nova York

França retoma julgamento da Air France e da Airbus pelo acidente do voo Rio-Paris em 2009

Simpatia entre Lula e Trump não será determinante nas relações entre os países, diz Sérgio Fausto

Pela 1ª vez desde 2018, Coreia do Norte envia delegação de alto nível para a Assembleia Geral da ONU