Mundo

EUA e países europeus emitem alerta contra viagens a Israel em meio a risco de ataque do Irã

Na Europa, o Reino Unido avisou que há "possibilidade de ataque no território israelense pelo Irã" e advertiu contra viagens ao país do Oriente Médio

A França também pediu que os cidadãos evitem viajar ao Irã, Líbano, Israel e Palestina nos próximos meses (Belal ALSABBAGH con Chloé ROUVEYROLLES-BAZIRE/AFP Photo)

A França também pediu que os cidadãos evitem viajar ao Irã, Líbano, Israel e Palestina nos próximos meses (Belal ALSABBAGH con Chloé ROUVEYROLLES-BAZIRE/AFP Photo)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 12 de abril de 2024 às 20h11.

Vários países emitiram hoje alertas contra viagens de seus cidadãos a Israel, em meio à crescente expectativa de que o Irã efetue um ataque em território israelense nas próximas horas. A eventual investida seria uma resposta à ofensiva que destruiu o consulado iraniano em Damasco, na Síria, no começo do mês.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos pediu que americanos exerçam cuidado em Israel, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza "devido à situação de segurança e ao aumento das tensões regionais".

Ataques no Irã

Na Europa, o Reino Unido avisou que há "possibilidade de ataque no território israelense pelo Irã" e advertiu contra viagens ao país do Oriente Médio. "Há uma tensão crescente entre o Irão e Israel. Qualquer ação militar poderá aumentar rapidamente e representar riscos para toda a região", disse a diplomacia britânica.

A França também pediu que os cidadãos evitem viajar ao Irã, Líbano, Israel e Palestina nos próximos meses, segundo revelou o ministério das Relações Exteriores francês à agência AFP.

Já a Alemanha instou os seus cidadãos a deixarem o Irã por conta do risco de uma repentina eclosão de um conflito amplo. "Não se pode descartar que as rotas de transporte aéreo, terrestre e marítimo também possam ser afetadas por uma escalada, com possíveis interrupções nas viagens de entrada e saída do Irã", ressaltou.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)IsraelSíriaCisjordâniaFaixa de GazaIrã - País

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos