Mundo

EUA e Japão realizam manobras navais no Mar da China

A operação ocorre alguns dias depois do lançamento de mísseis realizado pela Coreia do Norte

EUA: Estas manobras militares foram realizadas durante quatro dias (Mark Wilson/Getty Images)

EUA: Estas manobras militares foram realizadas durante quatro dias (Mark Wilson/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 10 de março de 2017 às 14h48.

Estados Unidos e Japão realizaram nesta semana manobras navais no Mar da China Oriental, em um contexto de aumento da tensão na região depois dos lançamentos de mísseis efetuados segunda-feira pela Coreia do Norte.

Estas manobras militares, que contaram com a participação de destróieres japoneses e de um grupo aeronaval americano, foram realizadas durante quatro dias, de terça a esta sexta-feira, anunciaram as forças militares dos Estados Unidos em um comunicado.

A operação ocorre alguns dias depois do lançamento de mísseis realizado pela Coreia do Norte, três dos quais caíram nas águas da zona econômica exclusiva do Japão, que se estende a 200 milhas náuticas (370 km) de sua costa.

"Este exercício é similar às diversas operações que realizamos regularmente com as forças de autodefesa japonesas (nome das Forças Armadas japonesas) no Pacífico oeste e que estão destinadas a melhorar o trabalho de equipe, as competências operacionais e nossa preparação", segundo o comunicado.

Mas, para o jornal Sankei, é uma advertência para Pyongyang, além da exibição da presença militar conjunta dos Estados Unidos e do Japão no mar da China oriental, onde Pequim e Tóquio disputam a soberania de um arquipélago conhecido pelo nome de Senkaku em japonês e Diaoyu em chinês.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Japão

Mais de Mundo

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais