Mundo

EUA e Japão pedem reunião urgente na ONU sobre Coreia do Norte

A Coreia do Norte lançou hoje quatro mísseis balísticos que percorreram cerca de 1.000 quilômetros antes de cair no Mar do Leste

Coreia do Norte: o secretário-geral da ONU, António Guterres, já criticou o último teste norte-coreano por meio de seu porta-voz (Kim Hong-Ji/Reuters)

Coreia do Norte: o secretário-geral da ONU, António Guterres, já criticou o último teste norte-coreano por meio de seu porta-voz (Kim Hong-Ji/Reuters)

E

EFE

Publicado em 6 de março de 2017 às 21h04.

Nações Unidas - O Japão anunciou nesta segunda-feira que pediu, ao lado dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU para analisar os últimos testes de mísseis balísticos da Coreia do Norte.

A reunião, que não tem data anunciada até o momento, ocorrerá a portas fechadas, como é tradicional nesse tipo de caso, indicou a missão japonesa nas Nações Unidas, em Nova York.

Os embaixadores do Conselho de Segurança estão em uma visita oficial à África, que termina amanhã. Mas hoje, o secretário-geral da ONU, António Guterres, já criticou o último teste norte-coreano por meio de seu porta-voz, Farhan Haq.

"Criticamos as continuadas violações das resoluções do Conselho de Segurança por parte da República Popular Democrática da Coreia, incluindo os lançamentos mais recentes de mísseis balísticos. A liderança norte-coreana deveria evitar novas provocações e voltar a cumprir totalmente com suas obrigações internacionais", disse Haq aos jornalistas.

A Coreia do Norte lançou hoje quatro mísseis balísticos que percorreram cerca de 1.000 quilômetros antes de cair no Mar do Leste, em águas da Zona Econômica Especial do Japão.

O teste norte-coreano ocorreu dias depois do início de uma manobra militar conjunta anual entre EUA e Coreia do Sul, que inclui exercícios aéreos, terrestres e navais. O regime de Pyongyang vê a movimentação como uma eventual invasão de seu território.

O lançamento desses mísseis é mais um de uma sequência de testes similares realizados pela Coreia do Norte nos últimos meses, todos eles criticados pela comunidade internacional.

Em fevereiro, o Conselho de Segurança da ONU já tinha condenado outro lançamento desse tipo. Desde 2006, quando a Coreia do Norte realizou seu primeiro teste nuclear, o órgão máximo de decisões das Nações Unidas impôs ao país vários pacotes de sanções, mas o regime de Kim Jong-un continuou regularmente com as provocações.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUCoreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)Japão

Mais de Mundo

Trump ou Kamala? Astronautas da Nasa presos no espaço até 2025 poderão votar

Após morte de Sinwar, pressão dos EUA por trégua em Gaza enfrenta entraves com Israel e Hamas

A 'guerra dos sexos' que pode definir a eleição entre Kamala e Trump

FMI libera US$ 1,1 bilhão adicional para a Ucrânia