Mundo

EUA e Irã se encontram para discutir acordo nuclear final

Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o ministro do Exterior do Irã, Mohammad Javad Zarif, se encontraram para discutir fim da disputa

 John Kerry: Em sua conversa com Zarif, Kerry ressaltou a importância de que ambos os lados negociem de boa fé  (REUTERS/Brendan Smialowski)

John Kerry: Em sua conversa com Zarif, Kerry ressaltou a importância de que ambos os lados negociem de boa fé (REUTERS/Brendan Smialowski)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2014 às 08h42.

MUNIQUE - Os ministros do Exterior dos Estados Unidos e do Irã mantiveram negociações privadas na Alemanha neste domingo para discutir o próximo estágio de esforços para um acordo definitivo que encerre a disputa sobre o programa nuclear iraniano.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o ministro do Exterior do Irã, Mohammad Javad Zarif, se encontraram nos bastidores da Conferência de Segurança de Munique para falar das negociações nucleares entre seis potências mundiais e o Irã, que irão prosseguir em Viena em 18 de fevereiro.

As negociações terão a meta de por fim à disputa nuclear depois de o Irã ter concordado, após um acordo preliminar em novembro, pausar suas operações nucleares mais sensíveis em troca de algum alívio em sanções.

Em sua conversa com Zarif, Kerry ressaltou a importância de que ambos os lados negociem de boa fé e de que o Irã cumpra os compromissos estabelecidos pelo acordo preliminar de novembro, disse uma autoridade do Departamento de Estado dos EUA.

Os EUA e a União Europeia suspenderam algumas sanções sobre o Irã diante do acordo preliminar, mas Kerry deixou claro para Zarif que os EUA continuarão mantendo outras sanções.

Não houve comentário imediato do Irã sobre as negociações.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EnergiaIrã - PaísEnergia nuclear

Mais de Mundo

EUA volta a afirmar que governo da Venezuela é 'ilegítimo' e trafica drogas

Supremo dos EUA suspende ordem para governo Trump liberar US$ 4 bi em ajuda externa

Exército do Nepal assume segurança após renúncia do primeiro-ministro

Suprema Corte julgará recurso de Trump sobre legalidade das tarifas em novembro