Mundo

EUA e Coreia do Sul coordenam posturas após pedido de ajuda norte-coreano

Regime norte-coreano solicitou recentemente aos EUA que enviem alimentos

Tensão na zona de fronteira entre as duas Coreias ainda continua alta (WIKIMEDIA COMMONS)

Tensão na zona de fronteira entre as duas Coreias ainda continua alta (WIKIMEDIA COMMONS)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2011 às 05h18.

Seul - O enviado especial dos Estados Unidos sobre direitos humanos na Coreia do Norte, Robert King, se reuniu nesta terça-feira com autoridades sul-coreanas para coordenar posturas diante da solicitação de ajuda alimentícia da Coreia do Norte, informou a agência local "Yonhap".

King se reuniu com o representante nuclear sul-coreano para a Coreia do Norte, Wi Sung-lac, e o vice-ministro das Relações Exteriores sul-coreano, Cho Hyun, embora tenha se recusado a dar detalhes sobre a possibilidade de retomar a ajuda humanitária de alimentos à Coréia do Norte.

O regime norte-coreano solicitou recentemente aos EUA que enviem alimentos, mas Washington respondeu que não tem planos imediatos de facilitar ajuda à empobrecida nação comunista.

Robert King aterrissou no domingo em Seul para se reunir com autoridades sul-coreanas, refugiados da Coreia do Norte e ativistas e informar-se sobre os direitos humanos no regime de Kim Jong-il.

"Tivemos muito boas, sérias e amigáveis conversas", indicou King, que destacou a importância para os EUA de coordenar políticas com o Governo sul-coreano.

A Coreia do Sul se opõe à retomada da ajuda à Coreia do Norte porque minaria os esforços internacionais para pressionar Pyongyang a abandonar seu programa nuclear e se responsabilizar pelo afundamento da embarcação sul-coreana "Cheonan", em março de 2010, e pelos quatro sul-coreanos mortos na ilha de Yeonpyeong, em novembro, em uma troca de tiros de artilharia entre as duas Coreias.

A Coreia do Norte iniciou desde o começo do ano uma série de reivindicações de diálogo após o aumento da tensão na zona pelo incidente na ilha de Yeonpyeong.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô