Mundo

EUA e Coreia do Sul aprofundam debate sobre estratégia de defesa nuclear à Coreia do Norte

União visa responder a possíveis ameaças da Coreia do Norte; entenda

Ameaça nuclear: EUA e Coreia do Sul apronfundam debates contra possíveis ameaças da Coreia do Norte (KCNA VIA KNS/AFP)

Ameaça nuclear: EUA e Coreia do Sul apronfundam debates contra possíveis ameaças da Coreia do Norte (KCNA VIA KNS/AFP)

Bloomberg
Bloomberg

Agência de notícias

Publicado em 16 de dezembro de 2023 às 13h52.

A cooperação EUA-Coreia do Sul em estratégia de defesa nuclear para combater a ameaça da Coreia do Norte aprofundou-se nos últimos meses, depois de a administração Biden ter renovado a sua promessa de segurança para Seul em Abril, disse a Casa Branca em um comunicado.

A leitura conjunta ocorreu após uma reunião de um grupo de estratégia nuclear bilateral em Washington na sexta-feira, 15, parte de um processo iniciado pelo presidente dos EUA, Joe Biden e o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, quando se encontraram na Casa Branca em abril e se comprometeram a trabalhar por “uma relação de defesa mútua cada vez mais forte”.

Ao chegar para as negociações, o principal vice-conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Kim Tae-hyo, disse que a Coreia do Norte pode testar o lançamento de um míssil balístico em dezembro, projetado para entregar uma ogiva ao continente dos EUA, o que sinalizaria uma demonstração de força por parte de seu líder, Kim Jong Un.

A Coreia do Norte rejeitou todas as iniciativas da administração Biden, disse Kurt Campbell, o principal funcionário asiático no Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, numa audiência no Senado em 7 de dezembro.

À medida que a administração fortalece as relações com os aliados dos EUA na Ásia para combater adversários comuns, responsáveis ​​dos EUA, do Japão e da Coreia do Sul comprometeram-se a aprofundar a cooperação em segurança e a responder conjuntamente às atividades cibernéticas norte-coreanas em uma reunião em Seul este mês.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Coreia do NorteCoreia do SulArmas nucleares

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos