Mundo

EUA e Arábia Saudita se unem contra financiamento do terrorismo

Os países anunciaram a criação do Centro contra o Financiamento ao Terrorismo (TFTC), que será integrado por seis países do Golfo Pérsico

Encontro: os países compartilharão informações sobre as redes de financiamento de grupos como o Estado Islâmico ou a Al-Qaeda (Jonathan Ernst/Reuters)

Encontro: os países compartilharão informações sobre as redes de financiamento de grupos como o Estado Islâmico ou a Al-Qaeda (Jonathan Ernst/Reuters)

A

AFP

Publicado em 22 de maio de 2017 às 09h09.

Estados Unidos e Arábia Saudita anunciaram no domingo a criação de uma estrutura regional para lutar contra o financiamento do terrorismo, durante a visita do presidente Donald Trump a Riad.

O Centro contra o Financiamento ao Terrorismo (TFTC) será integrado por seis países do Golfo Pérsico (Kuwait, Catar, Bahrein, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos), que compartilharão informações sobre as redes de financiamento de grupos como o Estado Islâmico ou a Al-Qaeda, informou o Departamento do Tesouro.

Outros objetivos da TFTC são as "ameaças", que segundo Washington procedem do Irã e do regime sírio, informa um comunicado.

A nova estrutura poderá coordenar represálias contra os grupos.

O TFTC "melhorará as ferramentas existentes e a cooperação entre nossos aliados no Golfo com o objetivo de atacar de modo eficaz novas ameaças", afirmou o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

O Departamento do Tesouro é o responsável pelo combate econômico aos grupos terroristas e adotou várias sanções contra redes suspeitas de financiar o grupo Estado Islâmico, os talibãs ou o Hezbollah.

Durante a visita a Riad, Trump pediu aos líderes dos países muçulmanos que lutem contra o "extremismo islamita".

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoEstados Unidos (EUA)Estado IslâmicoDonald TrumpArábia SauditaAl Qaeda

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA

EUA e Europa buscam opções para encerrar a guerra na Ucrânia