Mundo

EUA dizem à Coreia do Sul que buscam solução pacífica com o Norte

O representante de Washington garantiu que a diplomacia ainda é o principal caminho para solucionar a crise

Sullivan: enfatizou que os EUA buscam todas as medidas diplomáticas e econômicas para resolver "pacificamente" a atual escalada de tensão (Carlos Jasso/Reuters)

Sullivan: enfatizou que os EUA buscam todas as medidas diplomáticas e econômicas para resolver "pacificamente" a atual escalada de tensão (Carlos Jasso/Reuters)

E

EFE

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 08h22.

Seul - O vice-ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Lim Sung-nam, e o Secretário de Estado Adjunto dos Estados Unidos, John Sullivan, conversaram por telefone sobre a atual tensão com a Coreia do Norte e o representante de Washington garantiu que a diplomacia ainda é o principal caminho para solucionar a crise.

Lim e Sullivan conversaram na terça-feira em sua primeira interação desde que o número 2 do Departamento de Estado dos EUA assumiu o cargo em maio, informou nesta quarta-feira o Ministério das Relações Exteriores sul-coreano.

Sullivan enfatizou que a posição de Washington é buscar todas as medidas diplomáticas e econômicas para resolver "pacificamente" a atual escalada de tensão e também conseguir a desnuclearização do regime de Kim Jong-un, explicou um porta-voz de ministério sul-coreano citado pela agência "Yonhap".

Lim, por sua vez, considerou que os EUA enviaram uma mensagem "equilibrada" e "decidida" no que diz respeito à problemática da Península Coreana.

Tanto Lim como Sullivan também concordaram em seguir adiante com o plano pré-estipulado para modificar as diretrizes que regem o arsenal sul-coreano e assim aumentar o peso máximo de carga útil dos seus mísseis para fazer frente à ameaça norte-coreana.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país