Mundo

EUA devolvem ao Peru obras de arte roubadas de igreja

Homem que comprou as pinturas não será indiciado, mas que perdeu o dinheiro que pagou por elas

Obra de arte roubada sendo devolvida ao Peru: pinturas do século 18 foram furtadas do altar de uma igreja peruana em 2001 (Homeland Security/Reuters)

Obra de arte roubada sendo devolvida ao Peru: pinturas do século 18 foram furtadas do altar de uma igreja peruana em 2001 (Homeland Security/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2014 às 10h48.

San Antonio - Autoridades dos Estados Unidos devolveram ao governo do Peru duas pinturas da era colonial roubadas, em uma cerimônia de repatriamento no Museu de Arte de San Antonio, na quarta-feira.

As pinturas do século 18 foram furtadas do altar de uma igreja peruana em 2001 e vendidas anos depois por uma casa de leilão do Estado do Texas a um colecionador particular. As imagens de São Vicente Ferrér e Santo Antônio Abade foram estimadas em cerca de 10 mil dólares cada.

“Os tesouros culturais devolvidos hoje não têm lugar nas mãos de um colecionador particular”, disse a agente especial a cargo das Investigações de Segurança Nacional em San Antonio, Janice Ayala. “Eles pertencem aos peruanos, que valorizam sua herança cultural.” Harold Forsyth, embaixador do Peru nos EUA, afirmou que a recuperação das obras de arte foi um “triunfo moral” para seu país.

Ayala disse que o homem que comprou as pinturas não será indiciado, mas que perdeu o dinheiro que pagou por elas. A agência recebeu uma denúncia sobre as obras roubadas em 2009 e levou vários anos para conseguir devolvê-las ao governo peruano.

De acordo com leis federais, o setor de Investigações da Segurança Nacional tem autoridade para apreender obras de arte levadas ilegalmente aos EUA, especialmente aquelas que foram declaradas roubadas ou perdidas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArteCrimeEstados Unidos (EUA)Países ricosPeru

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump