Mundo

EUA deveriam cobrar mais impostos dos ricos, diz Buffett

"Se não tirarem de pessoas como eu, não conseguirão tirar de quem serve comida", justificou o terceiro homem mais rico do mundo

Warren Buffett tem uma fortuna estimada em US$ 40 bilhões, a segunda maior dos EUA (AFP/Getty Images)

Warren Buffett tem uma fortuna estimada em US$ 40 bilhões, a segunda maior dos EUA (AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2010 às 18h31.

Washington - Os Estados Unidos deveriam cobrar impostos mais altos dos ricos, afirmou o bilionário Warren Buffett, terceira maior fortuna mundial, em uma palestra sobre as mulheres mais poderosas, organizada pela revista Fortune nesta terça-feira em Washington.

"Será necessário cerca de 20% do PIB para financiar tudo o que acreditamos termos direito de ter nesse país, e ninguém vai nos dar esse dinheiro", declarou Buffett, um dos poucos homens convidados à conferência.

"Se não tirarem (dinheiro) de pessoas como eu, não conseguirão tirar de quem serve comida", declarou o bilionário, que prometeu destinar a quase totalidade de sua fortuna a obras de caridade.

Graças às reduções de impostos acordadas aos contribuintes mais ricos pelo ex-presidente George W. Bush, Warren Buffett afirma ser a pessoa que paga menos impostos proporcionalmente em sua empresa, menos que sua secretária e que sua empregada doméstica.

"Pago, proporcionalmente, uma taxa mais baixa que a empregada doméstica, o sistema não deveria funcionar assim", completou Buffett, presidente executivo do grupo investidor Berkshire Hathaway.

O tema da prolongação das isenções aos mais ricos está no centro do debate eleitoral na campanha para as legislativas de metade de mandato nos Estados Unidos.

Leia mais sobre impostos

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresáriosEstados Unidos (EUA)grandes-investidoresImpostosLeãoPaíses ricosPersonalidadeswarren-buffett

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'