Mundo

EUA devem afrouxar regras ambientais para usinas de energia

Medida também deve incluir usinas de carvão e nucleares

Rick Perry: disse que os EUA têm muitas fontes de energia e devem usar todas (Carlos Barria/Reuters)

Rick Perry: disse que os EUA têm muitas fontes de energia e devem usar todas (Carlos Barria/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de agosto de 2017 às 06h36.

Washington - O Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos disse hoje que o governo deve facilitar e baratear as operações em usinas de energia - incluindo plantas de carvão e nucleares -, para fortalecer a rede elétrica do país.

O departamento disse em um novo relatório que o fechamento de muitas plantas que formavam a espinha dorsal da rede elétrica aumentou os riscos para o fornecimento de energia. Em uma carta emitida junto com o relatório, o secretário de Energia, Rick Perry, disse que, felizmente, os EUA têm muitas fontes de energia e devem usar todas.

Ambientalistas têm se preparado para a divulgação do relatório desde que rascunhos vazados à imprensa, nas últimas semanas, sugeriram que o departamento concluiria que fontes renováveis de energia e regulamentações federais fizeram pouco para melhorar o fornecimento de energia.

Em uma recomendação importante, o relatório pede para que o governo federal acelere os processos de licença para instalações como plantas energia nuclear, hidrelétrica, termelétrica e estruturas de transmissão.

O mercado de energia dos EUA passou por mudanças dramáticas nos últimos 15 anos. Cerca de 15% da capacidade de energia que existia em 2002 foi retirada, incluindo muitas plantas de energia de carvão que foram substituídas por plantas de gás natural.

O relatório ainda conclui que fontes de energia eólica e nuclear minaram as fontes de carvão e nuclear e culpou leis ambientais.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEstados Unidos (EUA)Usinas

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia