Mundo

EUA deslocam outro porta-aviões para perto da península coreana

A expedição parece sublinhar a preocupação do Pentágono sobre a Coreia do Norte, que, no último domingo, lançou um míssil de médio alcance

Porta-aviões USS Carl Vinson durante operações de voo no Oceano Pacífico no dia 02/03/2017 (Matthew Granito/Courtesy U.S. Navy/Handout/Reuters)

Porta-aviões USS Carl Vinson durante operações de voo no Oceano Pacífico no dia 02/03/2017 (Matthew Granito/Courtesy U.S. Navy/Handout/Reuters)

E

EFE

Publicado em 19 de maio de 2017 às 08h30.

Última atualização em 22 de maio de 2017 às 15h55.

Seul - A Marinha dos Estados Unidos confirmou, nesta sexta-feira, que enviou seu porta-aviões USS Ronald Reagan para as águas perto da península coreana, onde já se encontra o USS Carl Vinson e que vive uma tensão especial nos últimos meses entre Washington e Coreia do Norte.

Em um breve comunicado, o Comando do Pacífico (PACOM) confirmou que o Ronald Reagan, cujo porto base é Yokosuka (Japão), começou sua patrulha regular de primavera ao redor do Pacífico Ocidental.

Embora o PACOM queira esclarecer que os dois navios "não estão próximos um ao outro" apesar de estarem no Pacífico Ocidental, não é habitual que os EUA deixem dois de seus porta-aviões de propulsão nuclear em apenas um "teatro de operações".

A expedição parece sublinhar a preocupação do Pentágono sobre a Coreia do Norte, que, no último domingo, lançou um míssil de médio alcance, mostrando os avanços de Pyongyang no desenvolvimento de um futuro míssil atômico intercontinental que alcance o território americano.

Um porta-voz do Ministério de Defesa da Coreia do Sul disse à Agência Efe que o Carl Vinson atualmente está realizando manobras com a marina sul-coreana no Mar de Japão.

Os repetidos testes armamentísticos realizados pela Coreia do Norte depararam um endurecimento da retórica de Washington após a chegada a posse, em janeiro, de Donald Trump, que ameaçou realizar ataques preventivos se Pyongyang não abandonar seu programa nuclear e de mísseis.

Acompanhe tudo sobre:ArmasAviõesCoreia do NorteEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'