Mundo

EUA defenderão o Japão em caso de ataque da Coreia do Norte

Principal autoridade militar dos Estados Unidos recordou na quinta-feira o "compromisso inquebrantável" de seu país com a segurança de seu aliado japonês

General Joseph Dunford se reuniu com o colega japonês Katsutoshi Kawano, antes de um encontro com o primeiro-ministro Shinzo Abe (Kimimasa Mayama/Reuters)

General Joseph Dunford se reuniu com o colega japonês Katsutoshi Kawano, antes de um encontro com o primeiro-ministro Shinzo Abe (Kimimasa Mayama/Reuters)

A

AFP

Publicado em 18 de agosto de 2017 às 09h07.

O comandante do Estado-Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos reiterou nesta sexta-feira, ante as ameças da Coreia do Norte, a aliança com o Japão e a determinação de seu país defender o arquipélago em caso de ataque.

O general Joseph Dunford se reuniu com o colega japonês Katsutoshi Kawano, antes de um encontro com o primeiro-ministro Shinzo Abe.

A visita acontece após as provocações militares da Coreia do Norte, que ameaçou disparar mísseis contra a base militar americana de Guam, no Pacífico, sobrevoando na passagem o arquipélago nipônico.

"Eu acredito que deixamos muito claro para a Coreia do Norte e os demais países da região que um ataque contra um de nós é um ataque contra os dois", afirmou Joseph Dunford.

"E isto é muito, muito importante na dissuasão", completou.

A principal autoridade militar dos Estados Unidos recordou o "compromisso inquebrantável" de seu país com a segurança de seu aliado japonês, o que já havia sido reafirmado na quinta-feira pelo novo embaixador americano em Tóquio, Bill Hagerty.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesCoreia do NorteEstados Unidos (EUA)GuerrasJapão

Mais de Mundo

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido

Eleições na Romênia agitam país-chave para a Otan e a Ucrânia

Irã e Hezbollah: mísseis clonados alteram a dinâmica de poder regional