Mundo

EUA decretam um dia em memória de Bush; Trump diz que vai a funeral

As bandeiras do país na Casa Branca e demais órgãos do governo federal ficarão a meio mastro durante os próximos 30 dias

George H.W.Bush: Em 2016, apesar de seus persistentes problemas de saúde, Bush expressou publicamente que era contrário a Trump depois das primárias republicanas (Michael Loccisano/Getty Images)

George H.W.Bush: Em 2016, apesar de seus persistentes problemas de saúde, Bush expressou publicamente que era contrário a Trump depois das primárias republicanas (Michael Loccisano/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 1 de dezembro de 2018 às 15h40.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, confirmou hoje (1º) que o próximo dia 5 será decretado dia da memória do ex-presidente George H. W. Bush (1989-1993), de 94 anos. Ela também disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a mulher, Melania, irão ao funeral de Bush.

No comunicado, Sanders disse que Trump deve conversar amanhã (2) com o ex-presidente George W. Bush (2001-2009), filho de George H. W. Bush, para prestar condolências em nome do país.

Em 2016, apesar de seus persistentes problemas de saúde, Bush expressou publicamente que era contrário a Trump depois das primárias republicanas. Na época, o agora presidente atacou bastante Jeb Bush, ex-governador da Flórida, também filho do ex-presidente, e então candidato à indicação do partido para a presidência.

A rejeição a Trump era tão grande que, segundo alguns rumores, Bush pai votou na democrata Hillary Clinton nas eleições. O atual presidente, por exemplo, não foi ao funeral de Barbara Bush, esposa de Bush pai, no último dia 17 de abril.

Trump também não compareceu ao funeral do ex-senador pelo Arizona John McCain, que pediu expressamente em vida que o presidente não estivesse presente quando ele fosse enterrado.

Bandeiras a meio mastro

O presidente americano ordenou neste sábado que as bandeiras do país na Casa Branca e demais órgãos do governo federal fiquem a meio mastro durante os próximos 30 dias em memória do ex-presidente George H. W. Bush.

Pouco antes de decretar luto oficial, Trump cancelou a entrevista coletiva que concederia ao término da cúpula do G20, realizada em Buenos Aires, por respeito à família Bush.

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos