Mundo

EUA criticam tensão no Mar do Sul da China

China e o Vietnã protagonizam um tenso impasse desde que os chineses posicionaram uma sonda de perfuração para a exploração de petróleo

Plataforma de petróleo da China National Offshore Oil Corporation's (CNOOC), maior companhia estatal chinesa, no Mar da China (China Photos/Getty Images)

Plataforma de petróleo da China National Offshore Oil Corporation's (CNOOC), maior companhia estatal chinesa, no Mar da China (China Photos/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2014 às 23h41.

Washington - O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que os EUA e outras nações estão profundamente preocupadas com as ações "agressivas" da China no Mar do Sul da China.

A China e o Vietnã protagonizam um tenso impasse desde que os chineses posicionaram uma sonda de perfuração para a exploração de petróleo em águas de disputa internacional em primeiro de maio. Os dois lados acusam um ao outro de colidirem navios de propósito, sendo que o Vietnã publicou um vídeo com navios chineses avançando sobre as embarcações vietnamitas.

"Nós queremos ver um código de conduta criado; nós queremos ver isso resolvido pacificamente pela Lei do Mar, pela arbitragem, por qualquer outro meio, mas não pela confrontação direta e pelas ações agressivas", disse Kerry, antes de um encontro no Departamento de Estado com o ministro de Relações Exteriores de Cingapura, K. Shanmugam.

Shanmugam ecoou o desejo de Kerry para que as nações do sudeste asiático e a China concordem com um código de conduta para o Mar do Sul da China. Esse seria um modo de gerenciar as disputas territoriais que envolvem os chineses e cinco outras nações.

Os EUA dizem que não têm uma posição oficial sobre as disputas na região, mas ressaltam o interesse em um comércio aberto e na navegação no Mar do Sul da China, que é atravessado por uma série de movimentadas rotas marítimas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCrise políticaDiplomaciaEstados brasileirosJapãoJohn KerryPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia