Mundo

EUA começam instalação de sistema antimísseis na Coreia do Sul

Comando dos EUA no Pacífico informou sobre o projeto após a Coreia do Norte lançar quatro mísseis balísticos em um teste

Quatro mísseis balísticos lançados pela Coreia do Norte caíram no mar na direção da costa noroeste do Japão (KCNA/Reuters)

Quatro mísseis balísticos lançados pela Coreia do Norte caíram no mar na direção da costa noroeste do Japão (KCNA/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 7 de março de 2017 às 08h59.

Seul - Os Estados Unidos começaram as movimentações nesta terça-feira para instalar os primeiros elementos de um avançado sistema de defesa antimísseis na Coreia do Sul, depois que a Coreia do Norte lançou quatro mísseis balísticos em um teste, informou o Comando dos EUA no Pacífico, apesar da firme oposição da China.

O anúncio foi feito enquanto a mídia estatal norte-coreana dizia que o líder do país, Kim Jong Un, havia supervisionado pessoalmente os lançamentos de segunda-feira de uma instalação militar que está posicionada de forma a atacar bases dos EUA no Japão, ampliando as ameaças contra Washington no momento em que tropas norte-americanas realizam exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul.

"Ações provocativas contínuas da Coreia do Norte, incluindo o lançamento ontem de múltiplos mísseis, apenas confirmam a prudência da decisão de nossa aliança no ano passado de instalar o Thaad na Coreia do Sul", disse o comandante dos EUA no Pacífico, almirante Harry Harris, em comunicado, fazendo referência ao sistema antimísseis Terminal de Defesa Aérea de Alta Altitude (Thaad, na sigla em inglês).

A medida dos EUA deve ampliar as tensões entre Coreia do Sul e China, que diz que a instalação do Thaad destrói o equilíbrio da segurança regional.

Os quatro mísseis balísticos lançados pela Coreia do Norte caíram no mar na direção da costa noroeste do Japão, despertando reações indignadas de Seul e Tóquio, dias após o regime de Pyongyang ter prometido retaliar pelos exercícios militares de EUA e Coreia do Sul, que a Coreia do Norte considera ser uma preparação para guerra.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, conversaram sobre o lançamento dos mísseis durante um telefonema. Trump também conversou com o presidente interino da Coreia do Sul, Hwang Kyo-ahn.

Acompanhe tudo sobre:ArmasCoreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute