Mundo

EUA e China defendem estabilidade na península coreana

Pequim - China e Estados Unidos consideram que "é crucial" manter "a estabilidade na península coreana", declarou nesta terça-feira um alto funcionário chinês, depois de dois dias de diálogos estratégicos entre as duas potências. "Ambas as partes acreditam que assegurar a estabilidade e a paz no leste da Ásia e na península coreana é crucial", […]

Hillary Clinton e Dai Bingguo falam à imprensa em Pequim: manter estabilidade na península coreana é crucial (.)

Hillary Clinton e Dai Bingguo falam à imprensa em Pequim: manter estabilidade na península coreana é crucial (.)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2010 às 14h02.

Pequim - China e Estados Unidos consideram que "é crucial" manter "a estabilidade na península coreana", declarou nesta terça-feira um alto funcionário chinês, depois de dois dias de diálogos estratégicos entre as duas potências.

"Ambas as partes acreditam que assegurar a estabilidade e a paz no leste da Ásia e na península coreana é crucial", disse o assessor do Estado chinês, Dai Bingguo, em coletiva de imprensa conjunta com funcionários americanos.

"As partes envolvidas deverão atuar para garantir o interesse geral da paz e da estabilidade na região, e de forma calma e apropriada, lidar com a situação e evitar uma escalada", completou.

A Coreia do Norte foi acusada por investigadores internacionais, na semana passada, de afundar com o lançamento de um torpedo uma corveta sul-coreana, deixando 46 marinheiros mortos, o que Pyongyang nega.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou, por sua vez, que Washington "trabalhará com a comunidade internacional e nossos colegas chineses para elaborar uma resposta eficaz e apropriada".

No entanto, Pequim negou-se a condenar a Coreia do Norte, país do qual é um dos escassos aliados.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCoreia do SulEstados Unidos (EUA)GuerrasPaíses ricos

Mais de Mundo

Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV

Houthis pedem que Trump pare de apoiar Israel se quiser a paz no Oriente Médio

Biografia de Pepe Mujica: ele foi agricultor, preso político e presidente

Quem é Lucía Topolansky, mulher de Pepe Mujica