Mundo

EUA e China concluem diálogo sobre direitos humanos

Washington - Os Governos de Estados Unidos e China concluíram hoje sua primeira rodada de diálogo sobre direitos humanos, em um clima "sincero e construtivo", no qual os dois países mantiveram suas diferenças, mas acordaram continuar os contatos. Em entrevista coletiva para informar sobre as conversas, que se desenvolveram a portas fechadas em Washington ao […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2010 às 23h59.

Washington - Os Governos de Estados Unidos e China concluíram hoje sua primeira rodada de diálogo sobre direitos humanos, em um clima "sincero e construtivo", no qual os dois países mantiveram suas diferenças, mas acordaram continuar os contatos.

Em entrevista coletiva para informar sobre as conversas, que se desenvolveram a portas fechadas em Washington ao longo dos últimos dois dias, o líder da delegação americana, o secretário de Estado adjunto para Democracia, Direitos Humanos e Trabalho americano, Mike Posner, disse planejar "seguir os debates em uma variedade de foros".

Posner também citou um acordo para realizar um "diálogo de especialistas legais" e a possibilidade de debates sobre liberdade religiosa e condições trabalhistas.

Ao longo dos dois dias de encontro, a delegação americana e a chinesa, liderada pelo diretor-geral de Organizações Internacionais do Ministério de Assuntos Exteriores, Chen Xu, abordaram assuntos como liberdade religiosa e de expressão e discriminação racial.

Segundo Posner, "à medida que regularizemos estas conversas e as transformemos em parte do diálogo habitual entre nossos dois países, mais possibilidades teremos de conseguir sucessos", e admitiu que nas conversas de hoje ambas as partes tiveram desacordos em algumas áreas.

No entanto, ressaltou que "é sinal de uma relação madura entre nossos dois países o fato de podermos abordar nossas diferenças de maneira franca, mas respeitosa, de maneira honesta e detalhada".
 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)China

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia