Mundo

EUA, Canadá e México criam nova parceria sobre clima

Ministros de Energia da América do Norte anunciaram a criação de grupo de trabalho sobre alterações climáticas e energia


	Mudanças climáticas: parceria não inclui metas obrigatórias
 (Greenpeace/EXAME.com)

Mudanças climáticas: parceria não inclui metas obrigatórias (Greenpeace/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2015 às 21h30.

Ottawa - Ministros de Energia da América do Norte anunciaram nesta segunda-feira a criação de um grupo de trabalho sobre as alterações climáticas e energia, em parceria projetada para ajudar Canadá, Estados Unidos e México a harmonizar políticas.

A parceria não inclui metas obrigatórias, mas vai reforçar a cooperação e integração das políticas relacionadas às mudanças climáticas entre os países, disse o ministro canadense dos Recursos Naturais, Greg Rickford, durante uma teleconferência.

Todos os três governos afirmaram que vão priorizar o trabalho conjunto das questões, incluindo a eficiência das redes de eletricidade, buscando novas tecnologias de energia limpa e alinhando os regulamentos para controlar as emissões do setor de petróleo e gás.

O acordo ocorre num momento em que o governo conservador do Canadá e o governo Obama ainda mantêm diferenças num prolongado processo de revisão do oleoduto Keystone XL proposto pela TransCanada e que ligaria a região de areias betuminosas de Alberta à costa do Texas no Golfo do México.

Grupos ambientalistas fizeram uma campanha agressiva contra o projeto, argumentando que iria acelerar as emissões de gases do efeito estufa.

O governo do Canadá tem criticado os EUA por adiar a decisão, enquanto que o presidente norte-americano, Barack Obama, questionou os benefícios econômicos do projeto, indicando que não vai aprová-lo caso agrave o aquecimento global.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCanadáClimaEstados Unidos (EUA)MéxicoPaíses ricos

Mais de Mundo

Zelensky autoriza recrutamento de pessoas com mais de 60 anos para o Exército

Governo Trump anuncia revogação de política climática dos EUA

Trump diz que reunião com Xi Jinping pode acontecer 'antes do fim do ano'

Reino Unido reconhecerá Estado palestino em setembro se Israel não decretar cessar-fogo