Mundo

EUA banem a fabricação de minas terrestres

Decisão faz com que país adote recomendações do Tratado de Ottawa, do qual o governo norte-americano não era signatário


	Obama: EUA aderem a objetivos humanitários da Convenção de Ottawa, diz Casa Branca
 (Larry Downing/Reuters)

Obama: EUA aderem a objetivos humanitários da Convenção de Ottawa, diz Casa Branca (Larry Downing/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2014 às 16h27.

Washington - A administração Obama anunciou nesta sexta-feira que os EUA não irão mais produzir ou adquirir minas terrestres, uma decisão que faz com que o país adote as recomendações do Tratado de Ottawa, do qual o governo norte-americano não era signatário.

"O ajuste da política de minas terrestres ressalta o compromisso dos EUA com o espírito e os objetivos humanitários da Convenção de Ottawa", informou a Casa Branca em um comunicado.

O Tratado de Ottawa foi assinado em 1997 por 157 países e proíbe o uso, a produção, a estocagem e a transferência de minas terrestres antipessoais.

A política de minas terrestres tem sido um ponto de grande debate na política norte-americana, com os ativistas antiminas alegando que o país deveria abandonar o uso de uma arma que continua apresentando um risco para as populações mesmo depois de acabada uma guerra.

Por outro lado, os adversários do Tratado dizem que minas terrestres continuam a ser uma ferramenta importantes, principalmente no caso do paralelo 38, uma linha de defesa estabelecida entre as duas Coreias. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ArmasBarack ObamaEstados Unidos (EUA)IndústriaIndústria de armasIndústrias em geralPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia