Mundo

EUA avaliam que Coreia do Norte está "na direção correta"

Comentários ocorrem após Coreias do Norte e do Sul anunciarem, na segunda-feira, que realizarão cúpula em Pyongyang em setembro

Kim Jong-Un e Donald Trump: discussões "se normalizaram" após cúpula entre os líderes em junho passado (Kevin Lim/The Straits Times/Reuters)

Kim Jong-Un e Donald Trump: discussões "se normalizaram" após cúpula entre os líderes em junho passado (Kevin Lim/The Straits Times/Reuters)

A

AFP

Publicado em 14 de agosto de 2018 às 20h12.

As conversações entre Estados Unidos e Coreia do Norte sobre a "desnuclearização" estão avançando "na direção correta", avaliou nesta terça-feira a porta-voz do departamento de Estado Heather Nauert.

Nauert disse que as discussões com Pyongyang se normalizaram após a cúpula do presidente Donald Trump com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, em junho passado, e as reuniões posteriores entre o secretário de Estado, Mike Pompeo, e outros altos oficiais de Pyongyang.

"Consideramos que as reuniões e negociações nos bastidores avançam na direção correta", declarou Nauert em entrevista coletiva.

"As conversações com o governo da Coreia do Norte estão se tornando um assunto muito mais normal".

Os comentários ocorrem após Coreia do Norte e Coreia do Sul anunciarem, na segunda-feira, que realizarão uma cúpula em Pyongyang em setembro.

Nauert não deu detalhes sobre onde as conversações ocorrerão ou que temas serão tratados, mas reafirmou a visão dos Estados Unidos sobre a disposição de Kim em realizar a "desnuclearização", o principal objetivo da administração Trump nas discussões.

A porta-voz também destacou a recente repatriação dos restos mortais de soldados americanos caídos na Guerra da Coreia, no início da década de 1950.

"Este é certamente um passo na direção correta".

"Seguimos mantendo estas conversações porque o presidente Kim se comprometeu com o presidente Trump com a 'desnuclearização'. Continuaremos com este esforço de boa fé para que estas conversações prossigam".

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteEstados Unidos (EUA)Donald TrumpKim Jong-unArmas nucleares

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista