Mundo

EUA avaliam opções para responder à crise de refugiados

O governo americano está considerando uma série de opções para responder à crise de refugiados que está afetando à Europa, segundo a Casa Branca


	Família de refugiados chegam na principal estação ferroviária de Munique, na Alemanha
 (Gettyimages)

Família de refugiados chegam na principal estação ferroviária de Munique, na Alemanha (Gettyimages)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2015 às 16h33.

Washington - O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está considerando "ativamente" uma série de opções para responder à crise de refugiados que está afetando à Europa, informou nesta terça-feira a Casa Branca.

Essas opções incluem "o reassentamento de refugiados" e os EUA estão "em contato regular" com países do Oriente Médio e da Europa mais afetados por esta crise, segundo detalhou Peter Boogaard, um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, em uma declaração enviada à Agência Efe.

"A situação está piorando", disse em sua entrevista coletiva diária o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, acrescentando que os EUA "continuarão considerando passos adicionais" com os quais poderá ajudar a superar esta crise.

Além disso, Earnest lembrou que os EUA são um participante "ativo" nos esforços da ONU perante a crise migratória gerada pelas centenas de milhares de refugiados que fogem dos conflitos em países do Oriente Médio, particularmente na Síria.

Os EUA são "o maior" doador bilateral de ajuda à Síria e, desde que começou o conflito nesse país há mais de quatro anos, colaboraram com mais de US$ 4 bilhões em assistência humanitária, de acordo com a Casa Branca.

Dessa assistência, US$ 1,9 bilhão foram "diretamente" para apoiar os refugiados sírios em países vizinhos.

No entanto, ativistas e organizações humanitárias estão exigindo que os EUA acolham um maior número de refugiados sírios, já que consideram só "um primeiro passo" o compromisso de aceitar um número de entre 5.000 e 8.000 no próximo ano. 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosRefugiados

Mais de Mundo

À espera de Trump, um G20 dividido busca o diálogo no Rio de Janeiro

Milei chama vitória de Trump de 'maior retorno' da história

RFK Jr promete reformular FDA e sinaliza confronto com a indústria farmacêutica

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde