Mundo

EUA autoriza transferência de US$ 6 bi em fundos congelados do Irã para o Catar; entenda

O objetivo da operação é transferir 6 bilhões de dólares de fundos iranianos, bloqueados na Coreia do Sul devido às sanções contra a República Islâmica

O Irã poderá destinar os recursos para compras humanitárias, como alimentos e medicamentos. (Johannes Simon/Getty Images)

O Irã poderá destinar os recursos para compras humanitárias, como alimentos e medicamentos. (Johannes Simon/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 12 de setembro de 2023 às 10h02.

O governo dos Estados Unidos anunciou na segunda-feira, 1, que autorizou a transferência de 6 bilhões de dólares de recursos iranianos congelados na Coreia do Sul, como parte de um acordo anunciado em agosto com Teerã para a libertação de presos.

O secretário de Estado, Antony Blinken, "assinou uma dispensa que permite a transferência de fundos", em uma notificação formal ao Congresso americano, afirmou uma fonte da diplomacia.

A assinatura aconteceu na semana passada.

Algumas horas antes, o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Nasser Kanani, disse que aguardava a conclusão da transferência nos próximos dias e que "o Irã tenha pleno acesso a seus ativos".

Fundos iranianos

O objetivo da operação é transferir 6 bilhões de dólares de fundos iranianos, bloqueados na Coreia do Sul devido às sanções contra a República Islâmica, para uma conta especial no Catar.

O Irã poderá destinar os recursos para compras humanitárias, como alimentos e medicamentos.

Kanani afirmou na segunda-feira que o Irã poderia comprar "qualquer bem não sancionado" pelos Estados Unidos e "fazer pleno uso dos fundos desbloqueados", não apenas para comprar medicamentos e alimentos.

Catar

O porta-voz da diplomacia americana, no entanto, disse que os recursos "serão transferidos para contas restritas no Catar e que o governo dos Estados Unidos "terá direito de controle sobre como serão gastos e quando".

O ajuste financeiro foi anunciado em 10 de agosto no âmbito de um acordo entre Teerã e Washington, mediado pelo Catar, para libertar prisioneiros americanos detidos no Irã e iranianos detidos nos Estados Unidos.

"Acreditamos que a troca de prisioneiros acontecerá em breve", afirmou Kanani.

Como parte do acordo, Teerã colocou cinco detentos americanos de origem iraniana em prisão domiciliar, antes da provável transferência do grupo para o Catar.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Irã - País

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos