Os Estados Unidos apreenderam um avião do governo venezuelano retido na República Dominicana durante a visita do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, ao país. A ação aconteceu nesta quinta-feira, 6, segundo uma testemunha disse à Reuters.
A aeronave, um Dassault Falcon 200, teria sido utilizada pelo presidente Nicolás Maduro e seus principais assessores em viagens internacionais, incluindo destinos como Grécia, Turquia, Rússia e Cuba, em possíveis violações das sanções impostas por Washington.
Para efetivar a apreensão, Rubio aprovou um pedido de isenção de congelamento de ajuda estrangeira, permitindo o pagamento de mais de US$ 230 mil em taxas de armazenamento e manutenção da aeronave. O Departamento de Justiça dos EUA também precisou autorizar a operação.
Segundo avião venezuelano apreendido pelos EUA
Esta é a segunda vez que uma aeronave vinculada ao governo Maduro é apreendida na República Dominicana. Em setembro de 2024, os EUA confiscaram um Dassault Falcon 900EX, avaliado em US$ 13 milhões, sob a justificativa de que aliados do presidente venezuelano usaram uma empresa de fachada no Caribe para ocultar a compra da aeronave de uma empresa da Flórida.
A medida ocorre em um momento de crescente tensão entre Washington e Caracas. Na semana passada, Richard Grenell, enviado especial do presidente Donald Trump, esteve na capital venezuelana para discutir a repatriação de cidadãos do país sul-americano que entraram ilegalmente nos EUA. Grenell retornou com seis norte-americanos que estavam detidos na Venezuela.
Outro tema polêmico na viagem de Rubio à América Latina envolve o Canal do Panamá. O Departamento de Estado dos EUA afirmou que as autoridades panamenhas permitiram o trânsito gratuito de navios de guerra norte-americanos pela rota estratégica. No entanto, o presidente panamenho, José Raúl Mulino, desmentiu a informação e declarou que não pode isentar ninguém das taxas de passagem.
-
1/7
Howard Lutnick foi CEO a Cantor Fitzgerald, uma empresa de serviços financeiros especializada em títulos do governo. Ele assumiu o Departamento de Comércio
(Howard Lutnick foi CEO a Cantor Fitzgerald, uma empresa de serviços financeiros especializada em títulos do governo. Ele assumiu o Departamento de Comércio)
-
2/7
Jamieson Greer será o representante comercial, responsável por enfrentar outros países em questões comerciais
(Jamieson Greer será o representante comercial, responsável por enfrentar outros países em questões comerciais)
-
3/7
Kevin Hassett foi chefe do Conselho de Assessores Econômicos durante o primeiro mandato de Trump. Será diretor do Conselho Econômico Nacional
(Kevin Hassett foi chefe do Conselho de Assessores Econômicos durante o primeiro mandato de Trump. Será diretor do Conselho Econômico Nacional)
-
4/7
Michael Faulkender será secretário-adjunto do Tesouro. Esteve no primeiro mandato de Trump como secretário-assistente de política econômica
(Michael Faulkender será secretário-adjunto do Tesouro. Esteve no primeiro mandato de Trump como secretário-assistente de política econômica)
-
5/7
O investidor e gestor de fundos de hedge dos EUA Scott Bessent testemunha perante o Comitê de Finanças do Senado sobre sua nomeação para Secretário do Tesouro, no Capitólio em Washington, DC, em 16 de janeiro de 2025
(O investidor e gestor de fundos de hedge dos EUA Scott Bessent testemunha perante o Comitê de Finanças do Senado sobre sua nomeação para Secretário do Tesouro, no Capitólio em Washington, DC, em 16 de janeiro de 2025)
-
6/7
Peter Navarro será conselheiro sênior para comércio e indústria.
Economista formado por Harvard, ele cumpriu quatro meses de prisão no ano passado após se recusar a cooperar com uma investigação do Congresso sobre o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021
(Peter Navarro será conselheiro sênior para comércio e indústria. Economista formado por Harvard, ele cumpriu quatro meses de prisão no ano passado após se recusar a cooperar com uma investigação do Congresso sobre o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021)
-
7/7
Após atuar como diretor do Orçamento da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump, Russell Vought estará no Escritório de Gestão e Orçamento
(Após atuar como diretor do Orçamento da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump, Russell Vought estará no Escritório de Gestão e Orçamento)