Mundo

EUA: Após ir à China, Yellen volta à Índia para discutir problemas econômicos globais com G20

Os objetivos da nova visita são pressionar pela reestruturação da dívida em países em desenvolvimento em dificuldades econômicas

Janet Yellen: secretária do Tesouro dos Estados Unidos. (Alex Wong/Getty Images)

Janet Yellen: secretária do Tesouro dos Estados Unidos. (Alex Wong/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de julho de 2023 às 10h07.

Após uma viagem a Pequim, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, voltou à Índia pela terceira vez em nove meses. Desta vez, ela se encontra com ministros das finanças do G20 para discutir desafios econômicos globais, como a ameaça crescente de inadimplência da dívida enfrentada por países de baixa renda. As frequentes visitas ao país sinalizam ainda para a importância da relação em um momento de tensões com a China.

Os objetivos da nova visita são pressionar pela reestruturação da dívida em países em desenvolvimento em dificuldades econômicas, buscar a modernização dos bancos de desenvolvimento globais para torná-los mais focados no clima e aprofundar a relação entre EUA e Índia. A relação de longa data dos indianos com a Rússia também deve ter destaque, uma vez que os Estados Unidos se esforçam para impor sanções aos russos, enquanto os indianos não participaram dos esforços para punir a Rússia e mantém o comércio de energia com o país.

Relação EUA-Índia

O especialista em relações políticas entre EUA e Índia no Center for Strategic and International Studies, Raymond Vickery Jr., disse que a visita de Yellen à Índia logo após visitar a China é significativa, pois os oficiais indianos "vão querer saber em detalhes o que aconteceu nas reuniões dela com seus colegas chineses e ver como isso se encaixa em sua perspectiva sobre as relações econômicas com a China".

Já o membro sênior do Hudson Institute, Harold W. Furchtgott-Roth, analisa que a visita de Yellen à Índia "é um reflexo de uma aliança que se desenvolve naturalmente". "A Índia tem muitas tensões com a China - eles têm constantes disputas de fronteira", explicou. "E a Índia deseja e desenvolveu-se como uma espécie de potência naval no Oceano Índico, que também é uma região que a China deseja desenvolver".

Acompanhe tudo sobre:Janet YellenEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar