Mundo

EUA apoiam defesa de Israel após ataque contra base militar na Síria

Os Estados Unidos defenderam o direito de resposta de Israel e afirmaram que a Força Al-Qods é totalmente responsável pelo conflito

Israel: os EUA afirmaram que a responsabilidade do ataque é da Guarda Revolucionária do Irã (REUTERS/Ronen Zvulun/Reuters)

Israel: os EUA afirmaram que a responsabilidade do ataque é da Guarda Revolucionária do Irã (REUTERS/Ronen Zvulun/Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de maio de 2018 às 11h41.

Washington - O Governo dos Estados Unidos expressou nesta quinta-feira seu "contundente apoio ao direito de Israel a agir em defesa própria", depois dos bombardeios israelenses contra instalações militares do Irã em território sírio.

"Os EUA condenam os provocadores ataques com foguetes do regime do Irã a partir da Síria contra cidadãos israelenses e expressa o seu contundente apoio ao direito de Israel a agir em defesa própria", afirmou a Casa Branca em comunicado.

O comunicado advertiu, além disso, que "o desdobramento do Irã na Síria de sistemas de mísseis e foguetes ofensivos apontados contra Israel é um fato inaceitável e muito perigoso para todo o Oriente Médio".

A Casa Branca afirmou que "toda a responsabilidade" recai na Força Al-Qods da Guarda Revolucionária do Irã "pelas consequências das suas ações temerárias".

"Os EUA também pedem a todas as nações a deixar claro que as ações do regime iraniano representam uma grave ameaça à paz e estabilidade internacional", segundo a nota.

Israel atacou na noite passada dezenas de alvos militares das forças sírias, iranianas e do grupo libanês Hezbollah em vários pontos da Síria, em resposta ao suposto lançamento de foguetes contra as Colinas de Golã.

 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Irã - PaísIsraelMísseis

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado