Mundo

EUA anunciam reforma multimilionária de seu arsenal nuclear

Secretário de Defesa anunciou o plano durante uma entrevista coletiva e sustentou que o objetivo é garantir a "efetividade" do arsenal nuclear do país


	O secretário de Defesa, Chuck Hagel: "em matéria de defesa não há outra capacidade mais importante que a nuclear"
 (Mandel Ngan/AFP)

O secretário de Defesa, Chuck Hagel: "em matéria de defesa não há outra capacidade mais importante que a nuclear" (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2014 às 14h28.

Washington - O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira um plano multimilionário para reparar o arsenal e a infraestrutura nuclear do país com caráter de urgência devido a sua deterioração pela passagem do tempo.

O secretário de Defesa, Chuck Hagel, anunciou o plano durante uma entrevista coletiva no Pentágono e sustentou que o objetivo é garantir a "efetividade" do arsenal nuclear do país.

"Em matéria de defesa não há outra capacidade mais importante que a nuclear", destacou Hagel.

O secretário de Defesa ordenou em fevereiro passado a revisão do arsenal nuclear, cuja conclusão foi que são necessárias "mudanças significativas" para abordar "problemas sistêmicos que poderiam solapar sua segurança e eficácia no futuro", segundo detalhou hoje o Pentágono.

As duas revisões realizadas, uma externa e outra interna, identificaram mais de cem recomendações para melhorar o arsenal e a infraestrutura nuclear.

Nem o Pentágono nem Hagel detalharam o orçamento necessário para realizar essa reforma, mas sim asseguram que serão precisos bilhões de dólares.

"Enquanto tivermos armas nucleares, elas devem ser seguras e efetivas", assinalou Hagel, acrescentando que o financiamento necessário para esta reforma será detalhado no projeto de orçamento do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:ArmasEstados Unidos (EUA)Países ricosTestes nucleares

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido