Mundo

EUA anunciam prisão de mais de 2,4 mil imigrantes ilegais

Segundo a Agência de Imigração e Fronteiras, todos os detidos contavam com antecedentes penais

O Departamento de Segurança Interior prendeu 517 mil estrangeiros no ano fiscal 2010, sendo 83% deles mexicanos (John Moore/Getty Images/AFP)

O Departamento de Segurança Interior prendeu 517 mil estrangeiros no ano fiscal 2010, sendo 83% deles mexicanos (John Moore/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2011 às 16h05.

Washington - O governo americano anunciou nesta terça-feira a prisão de mais de 2.400 imigrantes com antecedentes penais ou fugitivos da Justiça, em uma só operação de âmbito nacional em maio.

A operação foi realizada ao longo de sete dias e todos os presos contavam com antecedentes penais, afirmou o comunicado da Agência de Imigração e Fronteiras (ICE, da sigla em inglês).

Vinte e dois por cento deles tinham ordens de deportação pendentes de cumprimento.

"Os resultados desta operação mostram o compromisso do ICE de prender os criminosos estrangeiros condenados que prejudicam nossas comunidades", assegurou o diretor da agência, John Morton.

O ICE teve que apresentar na semana passada mudanças em seu principal programa de prisão e deportação de ilegais com antecedentes, devido às críticas recebidas de governadores, policiais e associações civis.

O programa "Comunidades Seguras", iniciado há dois anos, compara as impressões digitais de pessoas presas por algum crime com a base de dados migratórios do Departamento de Segurança Interior (DHS, da sigla em inglês) para saber se estão no país legalmente e, se não, iniciar sua deportação.

A partir de agora nenhuma vítima de um crime poderá ser submetida a procedimentos de deportação, e as prisões para verificar o status migratório poderão ser de um máximo de 48 horas.

O DHS prendeu 517.000 estrangeiros no ano fiscal 2010 (outubro de 2009 a setembro de 2010), sendo 83% deles mexicanos.

As deportações subiram para 387.000, dos quais 169.000 eram imigrantes com antecedentes.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ImigraçãoLegislaçãoPaíses ricosPrisões

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos