Drone: eles têm sido usados principalmente pelas Forças Armadas, mas governos, empresas, fazendeiros e pessoas de outras áreas fazem planos para participar do mercado (Rich-Joseph Facun /Reuters)
Da Redação
Publicado em 30 de dezembro de 2013 às 14h17.
Las Vegas - A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira que seis estados vão desenvolver locais de destes para aviões teleguiados, chamados em inglês de drones.
Segundo a agência, Alasca, Nevada, Nova York, Dakota do Norte, Texas e Virginia abrigarão locais para testar esse tipo de artefato.
Os drones têm sido usados principalmente pelas Forças Armadas, mas governos, empresas, fazendeiros e pessoas de outras áreas fazem planos para participar do mercado. Várias universidades estão iniciando ou ampliando seus programas com drones.
"Estes locais de teste nos darão informações valiosas sobre como assegurar a melhor introdução dessa tecnologia avançada nos céus do país", afirmou Anthony Foxx, secretário da FAA em comunicado.
A FAA disse que na seleção dos locais considerou questões geográficas, de clima, localização e infraestrutura em solo, além de necessidades de pesquisa, uso do espaço aéreo, experiência em aviação e riscos.
A FAA não permite o uso comercial de drones, mas trabalha no desenvolvimento de diretrizes operacionais até o final de 2015, embora autoridades reconheçam que o projeto pode levar mais tempo do que o esperado.
A FAA acredita que cerca de 7.500 drones comerciais possam estar em operação em cinco anos, com acesso geral ao espaço aéreo norte-americano. Fonte: Associated Press.