Mundo

EUA anunciam entrega de mísseis e munições ao Iraque

Armas são fornecidas para ajudar o Iraque a combater os grupos insurgentes segundo a embaixada americana em Bagdá

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2014 às 17h52.

Os Estados Unidos entregaram ao Iraque neste mês cerca de 100 mísseis Hellfire, uma arma antitanque que pode ser disparada a partir de helicópteros ou aviões, rifles M4 e centenas de milhares de munições, indicou neste domingo a embaixada americana em Bagdá.

"Neste mês, os Estados Unidos entregaram cerca de 100 mísseis Hellfire, junto com centenas de milhares de munições e rifles M4", afirmou a embaixada em um comunicado.

Estas armas procuram ajudar o Iraque a combater os grupos insurgentes, em particular o Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL).

"É essencial que as forças de segurança iraquianas estejam equipadas com armas modernas e eficazes, dada a séria ameaça que representa para o Iraque e a região o Estado Islâmico do Iraque e Levante", acrescentou a embaixada.

A embaixada afirmou que os Estados Unidos entregaram ao Iraque mais de 11 milhões de munições, milhares de metralhadoras, fuzis, granadas e outras armas desde meados de janeiro. Estão previstas novas entregas nas próximas semanas, acrescentou.

Desde o início do mês, mais de 250 pessoas morreram de forma violenta no Iraque, segundo um balanço da AFP baseado em fontes médicas e de segurança.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)IraquePaíses ricos

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA