Mundo

EUA anunciam cooperação com a Rússia na Síria para proteger Israel

Putin pediu a Israel e à Síria para cumprirem o acordo de cessar-fogo de 1974 sobre as Colinas de Colã, ocupadas pelo Exército israelense em 1967

Donald Trump: presidente dos EUA e Putin consideraram que reunião mudou a relação entre os dois países (Grigory Dukor/Reuters)

Donald Trump: presidente dos EUA e Putin consideraram que reunião mudou a relação entre os dois países (Grigory Dukor/Reuters)

E

EFE

Publicado em 16 de julho de 2018 às 16h11.

Helsinque - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que o governo americano cooperará com a Rússia para garantir a segurança de Israel na Síria.

"Ambos falamos com Bibi (apelido do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanhay) e eles gostariam de fazer certas coisas na Síria relacionadas com a segurança de seu país", explicou Trump em entrevista coletiva após se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em uma cúpula realizada em Helsinque, na Finlândia.

"Rússia e Estados Unidos trabalharão juntos neste assunto", disse o presidente americano, que ressaltou o desejo dele e de Putin de "criar segurança para Israel".

Na entrevista coletiva conjunta, Putin revelou que Israel tomou boa parte das quatro horas do encontro com Trump, a primeira reunião formal entre eles desde que o republicano chegou ao poder em 2016.

Além disso, Putin pediu a Israel e à Síria para cumprirem o acordo de cessar-fogo de 1974 sobre as Colinas de Colã, ocupadas pelo Exército israelense durante a Guerra dos Seis Dias (1967).

Israel e Síria estão tecnicamente em guerra. As Colinas de Golã foram palco de vários incidentes desde o início do conflito na Síria em 2011. Em várias ocasiões, o governo israelense denunciou a presença na região de milícias iranianas e do grupo xiita libanês Hezbollah, leais ao governo de Bashar al Assad.

Ao concluir a cúpula, tanto Putin como Trump consideraram que a reunião foi útil e mudou a relação entre os dois países.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseDonald TrumpGuerra na SíriaIsraelRússiaSíriaVladimir Putin

Mais de Mundo

México prevê fechar acordo com EUA até 1º de agosto para evitar novas tarifas

China envia âncoras de sucção para megaprojeto do pré-sal brasileiro no campo de Mero

'Imaturo' x 'traidora': Troca de farpas entre Milei e sua vice expõe crise no governo da Argentina

Com 140 países, Conferência em Pequim fortalece a agenda de paz e inclusão global