Mundo

EUA anunciam aproximação histórica de Cuba

Washington reabrirá uma embaixada em Havana nos próximos meses, disse uma fonte de alto escalão da Casa Branca

Barack Obama: Washington reabrirá uma embaixada em Havana nos próximos meses, disse uma fonte de alto escalão da Casa Branca (Saul Loeb/AFP)

Barack Obama: Washington reabrirá uma embaixada em Havana nos próximos meses, disse uma fonte de alto escalão da Casa Branca (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2014 às 13h42.

Washington - O governo dos Estados Unidos iniciou nesta quarta-feira uma aproximação histórica de Cuba, ao anunciar a normalização das relações diplomáticas plenas e o alívio de diversas sanções em vigor há meio século.

Washington reabrirá uma embaixada em Havana nos próximos meses, disse uma fonte de alto escalão da Casa Branca, após uma troca de prisioneiros entre os dois países.

Obama deve fazer um pronunciamento na Casa Branca logo depois do meio-dia (15h00 de Brasília). O presidente de Cuba, Raúl Castro, planeja discursar ao mesmo tempo.

Obama e Castro conversaram na terça-feira por telefone para discutir os planos da libertação do cidadão americano Alan Gross e de três cubanos presos nos Estados Unidos, explicou a fonte.

"O presidente deixou clara a sua intenção de prosseguir com estas mudanças políticas, mas também de continuar na defesa dos direitos humanos em Cuba", afirmou.

Os Estados Unidos impuseram um embargo comercial contra Cuba - o adversário da Guerra Fria mais próximo de sua costa - em 1960 e os dois países não têm relações diplomáticas desde 1961.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)CubaDiplomacia

Mais de Mundo

Governo Trump processará novos pedidos de DACA em cumprimento de ordem judicial

EUA vai taxar madeira em 10% e adia tarifas sobre móveis até 14 de outubro

Guterres aplaude plano de Trump para paz em Gaza e pede compromisso por acordo

Trump deve assinar novos acordos comerciais com países do Sudeste Asiático