Mundo

EUA analisam possibilidade de divulgar fotos de Osama morto

O grupo Judicial Watch, de tendência conservadora, argumentou que o governo deve divulgar as fotos ou explicar se há risco à segurança nacional


	Bin Laden: as 52 fotos foram feitas durante a captura e morte de Osama, em uma operação secreta no complexo residencial de Abbottabad, no Paquistão
 (AFP/SITE)

Bin Laden: as 52 fotos foram feitas durante a captura e morte de Osama, em uma operação secreta no complexo residencial de Abbottabad, no Paquistão (AFP/SITE)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2013 às 08h22.

Brasília – A Corte de Apelação de Washington D.C, nos Estados Unidos, analisa uma solicitação do Pentágono (sede do Departamento de Defesa norte-americano) para divulgar 52 fotografias feitas durante a captura e morte de Osama Bin Laden, líder e fundador da rede Al Qaeda, morto em maio de 2011. Bin Laden foi morto em operação secreta, promovida por militares norte-americanos, no Paquistão. O corpo dele, segundo as autoridades norte-americanas, foi lançado ao mar.

Na audiência, o grupo Judicial Watch, de tendência conservadora, argumentou que o governo dos Estados Unidos deve divulgar as fotos, mesmo as mais chocantes, ou explicar se há risco à segurança nacional.

Uma lei federal norte-americana permite solicitar, por meio judicial, a divulgação de documentos governamentais. As 52 fotos foram feitas durante a captura e morte de Osama Bin Laden, em uma operação secreta no complexo residencial de Abbottabad, no Paquistão, em maio de 2011. Bin Laden morreu após ser atingido por tiros na cabeça e no peito durante a operação.

O destino de Bin Laden era motivo de investigações das autoridades norte-americanas desde os ataques terroristas de 2011. As investigações se concentraram no Afeganistão e no Paquistão. O governo dos Estados Unidos informou que o corpo de Bin Laden foi tratado de acordo com as práticas muçulmanas. Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)MortesOsama bin LadenPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta

Em alerta ao Irã, EUA aumentam a presença militar no Oriente Médio