Mundo

EUA alertam sobre possíveis transações de Yanukovich

Os bancos devem fortalecer os mecanismos de monitoramento sobre as transações financeiras do ex-presidente da Ucrânia e seus antigos funcionários

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2014 às 08h54.

Washington - A Rede de Combate a Crimes Financeiros do Departamento do Tesouro dos EUA recomendou aos bancos que fortaleçam os mecanismos de monitoramento sobre as transações financeiras do ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich. A recomendação também é válida para seus antigos funcionários.

O alerta foi feito para flagrar movimentações de ativos indevidamente apropriados do estado ucraniano, assim como recursos de subornos ou de outras formas de pagamento ilegais.

Esse aviso não constitui uma acusação direta dos EUA, mas economistas ocidentais têm acusado Yanukovich e seu governo de pilharem os cofres públicos e de construírem esconderijos secretos do dinheiro do contribuinte durante os anos no poder. Esses recursos seriam enviados para o exterior, segundo os economistas.

"É possível que, dada a situação na Ucrânia, funcionários seniores da administração de Yanukovich tentem mover seus ativos", disse um porta-voz do Departamento do Tesouro.

Ao ligar Yanukovich a possível roubo de ativos, a nota do Tesouro dos EUA essencialmente requer que os bancos reportem a Washington qualquer transação feita por ele. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:CrimeEstados Unidos (EUA)Países ricosUcrânia

Mais de Mundo

Bolívia denuncia "atos de desestabilização" de Evo Morales para ONU e CIDH

Hezbollah anuncia 'nova fase', e declara 'guerra indefinida' a Israel

Netanyahu diz que só metade dos 101 reféns em Gaza está viva, segundo imprensa local

Mais de 50 mortos após explosão em mina de carvão no Irã