Mundo

EUA alerta para mais tempestades em Texas e Novo México após inundações recentes

Serviço Meteorólogico do país anunciou retorno do risco de inundações repentinas nas Planícies do Sul neste sábado, incluindo partes do centro do Texas

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 11 de julho de 2025 às 21h15.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS, em inglês) alertou nesta sexta-feira para mais tempestades em parte dos estados de Texas e Novo México, após as recentes inundações que deixaram mais de 100 mortos.

O órgão informou sobre o "retorno do risco de inundações repentinas nas Planícies do Sul neste sábado, incluindo partes do centro do Texas", além de "tempestades generalizadas com risco de inundações repentinas e clima severo" em parte do Meio-Oeste neste fim de semana.

"Um amplo aviso de 'risco leve' ocorre em grande parte das Planícies do Sul, incluindo partes do centro e norte do Texas, onde as condições anteriores permanecem sensíveis", disse o NWS.

O escritório do NWS em Albuquerque, a maior cidade do Novo México, prevê que a alta umidade pode elevar a "intensidade das chuvas neste fim de semana e na próxima semana".

Este alerta foi dado enquanto persiste a busca por mais de 170 desaparecidos pelas inundações do último fim de semana no Texas, onde cerca de 120 mortes foram confirmadas, a maioria no condado de Kerr e o restante em outros cinco condados nas proximidades da cidade de San Antonio.

O presidente Donald Trump programou uma visita nesta sexta-feira à região, em meio a questionamentos da oposição sobre o sistema de alertas de inundações e cortes de funcionários em escritórios climáticos como o NWS.

No Novo México, três pessoas morreram, incluindo duas crianças, na terça-feira, devido a inundações na cidade de Ruidoso, segundo autoridades locais.

Acompanhe tudo sobre:TexasChuvasEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Governo dos EUA acelera operação migratória em Chicago com envio de mais agentes

Suspeito de assassinato de Charlie Kirk é acusado e pode receber pena de morte

Governo argentino anuncia processo para privatizar parcialmente suas três usinas nucleares

Luigi Mangione, acusado de matar CEO de seguradora, será julgado em dezembro nos EUA