Mundo

EUA acusam Irã de "ataque não provocado" com derrubada de drone americano

"Os relatos da mídia iraniana de que a aeronave atacava o Irã são falsos", diz comunicado, ressaltando que o drone estava em espaço aéreo internacional

Donald Trump: na terça-feira, secretário de estado disse que presidente não quer guerra com o Irã (Ludovic Marin/Reuters)

Donald Trump: na terça-feira, secretário de estado disse que presidente não quer guerra com o Irã (Ludovic Marin/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de junho de 2019 às 10h28.

Última atualização em 20 de junho de 2019 às 10h29.

Dubai - O Comando Militar Central dos Estados Unidos (Centcom, na sigla em inglês) confirmou nesta quinta-feira (20), que forças iranianas derrubaram um drone americano no espaço aéreo do Oriente Médio. A autarquia classificou o caso como um "ataque não provocado" pela república islâmica.

De acordo com o Centcom, a aeronave não tripulada, um drone RQ-4A Global Hawk, foi abatido pela força aérea iraniana enquanto operava no espaço aéreo do estreito de Ormuz na madrugada desta quinta-feira.

"Os relatos da mídia iraniana de que a aeronave atacava o Irã são falsos", complementa o comunicado, ressaltando que o drone estava em espaço aéreo internacional.

Nos últimos dias, a tensão entre Estados Unidos e Irã aumentou consideravelmente. Enquanto Teerã sinalizou que vai retomar o programa nuclear mesmo com o acordo com as potências mundiais, os EUA acusam a república islâmica de estimular o terrorismo internacional.

Acompanhe tudo sobre:DronesEstados Unidos (EUA)Irã - País

Mais de Mundo

EUA negocia acordo para que seus navios de guerra não paguem pedágio no canal do Panamá

República Dominicana encerra buscas nos escombros de casa noturna com ao menos 124 mortos

Cúpula da Celac termina sem consenso por não adesão da Argentina de Milei, Paraguai e Nicarágua

Milei enfrenta terceira greve geral na Argentina, à espera de acordo com FMI