Redatora
Publicado em 2 de maio de 2024 às 08h14.
Os Estados Unidos acusaram formalmente a Rússia de usar armas químicas contra a Ucrânia na guerra entre os dois países. Na quarta-feira, os norte-americanos afirmaram que a Rússia estaria violando a Convenção sobre Armas Químicas, que proíbe a produção e uso desse tipo de armamento.
Segundo os Estados Unidos, os russos estariam utilizando o agente cloropicrina contra as forças da Ucrânia. Além disso, declararam, a Rússia estaria usando o gás lacrimogênio como método de guerra, também em violação à convenção.
A cloropicrina foi usada como gás de envenenamento na Primeira Guerra Mundial, e hoje é utilizada sobretudo como inseticida. O composto provoca irritações no nariz, garganta e pulmões.
De acordo com a declaração, a utilização desses armamentos provavelmente se deve ao desejo russo de retirar forças ucranianas de determinadas posições fortificadas e de obter ganhos táticos no campo de batalha.
O secretário de imprensa do Kremlin, Dmitry Peskov, rechaçou as acusações nesta quinta-feira. 'A Rússia continua comprometida com suas obrigações sob a lei internacional nessa área', afirmou.
No mês de fevereiro, a Ucrânia acusou a Rússia de lançar mão de armas químicas em mais de duzentos ataques somente em janeiro deste ano. Os russos novamente negaram as alegações, e, por sua vez, afirmaram que a Ucrânia estaria utilizando esses compostos.
Com informações da CNBC.